Acho que de todos os trabalhos desenvolvidos até agora o que está me causando mais dificuldade é este. Procurei, desde o inicio do curso, organizar os trabalhos e pesquisas em pastas no PC, desenvolvi em power point algumas disciplinas de forma que tivesse uma visão geral de todos os trabalhos. Outros (ainda sem tempo) continuam apenas separados por disciplinas com textos, rascunhos, artigos (ainda não lidos), pesquisas e trabalhos desenvolvidos.

Claro que em todos, consigo perceber meu crescimento (o que não conhecia, o que não aplicava, o que já sabia e foi reforçado) mas não cheguei a fazer as reflexões que tenho feito nesta disciplina, especificamente neste trabalho, conectando, transformando em atividades ideias e pensamentos que eram apenas exercícios de estudante.


Achava que o termo professor-pesquisador só se aplicava ao profissional que desenvolvia teorias e teses em gabinete, mas agora por mais que eu tenha a programação montada, a aula preparada com um plano de estudo em andamento, não consigo deixar de ler um artigo ou reler um capitulo estudado antes de apresentar aos alunos.

Em cada semestre modifico a maneira de concluir as disciplinas de forma que não fique parecendo fechada, acabada; sempre deixo um espaço para novas conclusões, um artigo por terminar ou uma indicação de livro (para ler quando tiver tempo). Assim me forço a retomar, sem chance para a “acomodação”, não me preocupo com “o que ainda não conheço”, o que realmente me assusta é achar que “o que sei” me basta...

sexta-feira, 15 de julho de 2011

PCN para o Ensino Médio

Desenvolvendo competências e habilidades
Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul
Acredito que muito já mudou em relação ao ensino da arte, na medida em que os professores colocam em prática as diretrizes articulando os eixos de competências básicas e gerais, fundamentados nos processos cientifico-tecnológicos, relacionando teoria com prática e contextualizando a história da arte com as diversas disciplinas. Assim o aluno começa a entender a importância desses conhecimentos em todos os momentos de sua vida estudantil.
Cabe ao professor de artes articular entre as diversas disciplinas situações de aprendizagem contextualizadas a fim de valorizar a interdisciplinaridade. Com isso o aluno (e por que não dizer outros professores e a própria direção), vai entender a importância de se expressar e interpretar as diversas linguagens e códigos presentes no complexo mundo em que vivemos, procurando resolver novos problemas sem precisar de “modelos” para se guiar, buscando criar estratégias pessoais com criatividade articulando conhecimentos pré-existentes para uma nova descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário