Acho que de todos os trabalhos desenvolvidos até agora o que está me causando mais dificuldade é este. Procurei, desde o inicio do curso, organizar os trabalhos e pesquisas em pastas no PC, desenvolvi em power point algumas disciplinas de forma que tivesse uma visão geral de todos os trabalhos. Outros (ainda sem tempo) continuam apenas separados por disciplinas com textos, rascunhos, artigos (ainda não lidos), pesquisas e trabalhos desenvolvidos.

Claro que em todos, consigo perceber meu crescimento (o que não conhecia, o que não aplicava, o que já sabia e foi reforçado) mas não cheguei a fazer as reflexões que tenho feito nesta disciplina, especificamente neste trabalho, conectando, transformando em atividades ideias e pensamentos que eram apenas exercícios de estudante.


Achava que o termo professor-pesquisador só se aplicava ao profissional que desenvolvia teorias e teses em gabinete, mas agora por mais que eu tenha a programação montada, a aula preparada com um plano de estudo em andamento, não consigo deixar de ler um artigo ou reler um capitulo estudado antes de apresentar aos alunos.

Em cada semestre modifico a maneira de concluir as disciplinas de forma que não fique parecendo fechada, acabada; sempre deixo um espaço para novas conclusões, um artigo por terminar ou uma indicação de livro (para ler quando tiver tempo). Assim me forço a retomar, sem chance para a “acomodação”, não me preocupo com “o que ainda não conheço”, o que realmente me assusta é achar que “o que sei” me basta...

sexta-feira, 15 de julho de 2011

PLANO DE AULA

E E ENSINO MÉDIO INÁCIO MONTANHA
Atividade: Leitura e Releitura de Imagem
Professora: Leila Quintana de Aguiar
Disciplina: Arte-Educação
Turma: 206 (2º ano Ensino Médio)
Turno: Manhã
Carga Horária: 1h/a semanal
Duração: 4h/a

JUSTIFICATIVA
Percebendo a faltava de observação em todos os trabalhos (não só em artes, mas nas outras disciplinas também), verifiquei que os alunos não seguiam as ordens nas atividades determinadas ou não percebiam mudanças significativas nas dependências da escola (por não prestarem atenção), resolvi mudar um pouco minha programação e trabalhar Leitura de Obra segundo Edmund Feldman de uma forma mais dinâmica e uma releitura ao final do trabalho.

OBJETIVO GERAL
• Propiciar clima de trabalho, curiosidade, desafio perceptivo, qualidade lúdica e alegria, junto com paciência, atenção e esforços para o processo de criação;
• Dar condições para que o aluno descubra as possibilidades e limitações dos diferentes materiais, expressando sua visão pessoal da linguagem artística;
• Desenvolver o senso crítico, a capacidade de julgamento e argumentação;
• Valorizar o desenvolvimento da expressão;
• Compreender que a arte está relacionada com fatos históricos e que nos passam informações que estão além da obra.
• Reproduzir graficamente aquilo que vê ou imagina com suas cores, ideias, sentimentos, emoções...

OBJETIVO ESPECÍFICO
• Realizar leituras críticas de imagens artísticas e da cultura visual usando elementos de análise e interpretação, estabelecendo relações entre produções contemporâneas e a história da arte.
• Tomar consciência da importância da observação como um todo e nos detalhes compreendendo as relações das imagens artísticas com os elementos que expressam ideias e sentimentos;
• Conhecer e discutir os mais diversos fundamentos da Arte;
• Observar e reconhecer o patrimônio cultural de seu entorno, bem como de outras etnias e culturas.
• Utilizar diferentes tipos de instrumentos, materiais e técnicas;
• Elaborar produções artísticas, utilizando os elementos da linguagem visual, demonstrando conhecimento e manejo de diferentes formas de composição;
• Discorrer e escrever sobre seu próprio processo criativo, produções realizadas e soluções encontradas para resolver problemas visuais, estéticos e técnicos;

CONTEÚDOS ABORDADOS
• Conhecer e apreciar a obra do artista Antônio Maia;
• Exercício de leitura de imagem que objetiva a observação, compreensão e a interpretação da arte em diversos contextos de produção;
• Estudo e analise dos elementos que compõem uma obra de arte, fundamentos da percepção visual;
• Valorizar a cultura nacional fortalecendo a identidade da arte popular e seus preceitos;

METODOLOGIA
• Exercícios individuais e coletivos com a utilização de elementos visuais;
• Analise das qualidades perceptivas especificas dos elementos da linguagem visual através de leitura de imagens e exercícios compositivos;
• Pesquisa na biblioteca da escola ou visita a sites em busca de referências e relações para os temas ou conteúdos em estudo;
• Pesquisa e experimentação com diversos recursos e materiais: recursos tradicionais, alternativos e de novas tecnologias;
• Analise e compreensão dos elementos que compõem uma obra
• Estudo teórico e experimentações com performances, instalação e interferência: modos contemporâneos de agir artisticamente no espaço e no tempo;
• Exposição dos trabalhos feitos com curadoria dos alunos, no espaço da escola;

CRONOGRAMA
1ª Aula:
Como o objetivo, neste momento, era mostrar aos alunos a importância de uma observação bem feita com atenção e método, apresentei uma reprodução da obra: Mensageiro de Antônio Maia e pedi que prestassem atenção.

                                     

Após uma breve conversa falando sobre o autor da obra, pedi que observassem a reprodução (durante um minuto) em todos os detalhes.
Retirei a gravura e pedi que reproduzissem “fielmente” a obra em uma folha, respeitando formas e cores.

2ª Aula:
Foi apresentado aos alunos o Método de leitura de obra baseado em Edmund Feldman observando quatro momentos: descrição, análise formal, interpretação e avaliação.
Em conjunto com professora de Português foram trabalhadas, nessa disciplina, algumas técnicas de redação especificamente voltadas às descrições.
Em artes foi mostrado como descrever uma obra, registrando detalhes e elementos que ajudam na observação da arte, como: memorização, análise, síntese, orientação espacial, proporção, dimensão...

3ª Aula:
Devolvi os trabalhos (alguns sem a menor semelhança com o original) e pedi que comparassem seus trabalhos, analisando os erros e fazendo uma descrição e uma análise formal da obra utilizando o método de leitura estudado (desta vez mantive a reprodução no quadro para observação).
Junto com a descrição pedi que fizessem uma pesquisa da biografia e o tema recorrente em outras obras do artista. (a partir deste momento começa a avaliação)

4ª Aula:
Retomando as aulas onde falamos sobre arte contemporânea e releitura de obras, vou pedir para que trabalhem em grupo fazendo uma releitura da obra estudada de forma tridimensional, podendo ser usado qualquer tipo de material (colagem, escultura, fotografia, sucatas, desenho em perspectiva, pintura...).

RECURSOS UTILIZADOS
• Reprodução da obra: Mensageiro de Antônio Maia;
• Aula expositiva e exercício de observação;
• Pesquisa na biblioteca e laboratório de informática;
• Material usado para confecção dos trabalhos fica a critério de cada grupo, conforme sua necessidade;

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante as aulas através de observação e diálogo com os alunos. Alguns itens norteadores da avaliação:
• Envolvimento nas atividades propostas;
• Alcance dos objetivos de cada etapa de trabalho;
• Criação de formas artísticas com expressão, criatividade e originalidade, demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade no domínio da técnica.

RELATO DA APLICAÇÃO DO PLANO
A primeira aula foi muito divertida e alertadora, no momento em que retirei a imagem e pedi que a reproduzissem “fielmente”, os alunos reclamaram muito. Disseram que o tempo de exposição tinha sido pouco e que não tinham prestado muita atenção, assim não conseguiriam reproduzi-la. Aos poucos foram se acalmando na medida em que eu explicava que a avaliação não seria feita neste momento e que esse exercício era um alerta para eles verem a maneira descomprometida que observam as coisas.
A segunda aula (mais teórica) foi bem aproveitada com interesse e participação dos alunos que já faziam comentários sobre como não tinham percebido os detalhes na obra por não terem prestado atenção ou não terem seguido um roteiro ou método.
Na terceira aula os alunos produziram uma descrição da obra seguindo o método de analise formal estudado. Reclamaram um pouco por estarem fazendo uma redação na aula de artes nas entenderam que a observação, analise e a descrição fazem parte de uma leitura de obra, e que para produzir um trabalho artístico passamos por várias etapas teóricas.
Na quarta aula quando fiz a proposta de uma releitura, onde eles poderiam trabalhar a sua própria maneira de ver o tema usando como base a obra estudada os alunos foram unanimes: queriam reproduzir a obra e não fazer uma releitura. Achei a atitude madura percebi que eles precisavam provar alguma coisa para eles mesmos. Então aceitei o desafio nas com uma condição; só mostraria a imagem da obra ao final dos trabalhos, eles deveriam transformar o quadro em um trabalho tridimensional (usando colagem, escultura, fotografia, sucatas, desenho em perspectiva, pintura...) apenas usando suas próprias descrições e analises, sem a imagem.
A avaliação foi feita durante todas as etapas do trabalho com a total interferência dos alunos. Durante as apresentações os alunos comentavam e indicavam erros e acertos nos trabalhos, muitas vezes sem nem precisar consultar a obra estudada.


                                         
REFERÊNCIAS
http://www.ceart.udesc.br/Pos-Graduacao/revistas/artigos/resumovaleska.html
http://moodle.regesd.tche.br/file.php/276/iavelberg_curriculo.pdf
http://www.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf
http://www.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_prof_vol2.pdf
http://esteticaemcomunicacaouniube.blogspot.com/2010/03/metodo-de-leitura-baseado-em-edmund.html
http://books.google.com.br/books?id=vE-JKyNSi4oC&pg=PA153&lpg=PA153&dq=A+leitura+de+imagem+por+Edmund+Burke+Feldman&source=bl&ots=c5QndI3LZg&sig=x3FimDoeTJ7yyOg8rdZSn7kOhwM&hl=pt-BR&ei=G5b2TYCCKcHEgQeJg6XLCw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CEUQ6AEwBw#v=onepage&q=A%20leitura%20de%20imagem%20por%20Edmund%20Burke%20Feldman&f=false

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