Acho que de todos os trabalhos desenvolvidos até agora o que está me causando mais dificuldade é este. Procurei, desde o inicio do curso, organizar os trabalhos e pesquisas em pastas no PC, desenvolvi em power point algumas disciplinas de forma que tivesse uma visão geral de todos os trabalhos. Outros (ainda sem tempo) continuam apenas separados por disciplinas com textos, rascunhos, artigos (ainda não lidos), pesquisas e trabalhos desenvolvidos.

Claro que em todos, consigo perceber meu crescimento (o que não conhecia, o que não aplicava, o que já sabia e foi reforçado) mas não cheguei a fazer as reflexões que tenho feito nesta disciplina, especificamente neste trabalho, conectando, transformando em atividades ideias e pensamentos que eram apenas exercícios de estudante.


Achava que o termo professor-pesquisador só se aplicava ao profissional que desenvolvia teorias e teses em gabinete, mas agora por mais que eu tenha a programação montada, a aula preparada com um plano de estudo em andamento, não consigo deixar de ler um artigo ou reler um capitulo estudado antes de apresentar aos alunos.

Em cada semestre modifico a maneira de concluir as disciplinas de forma que não fique parecendo fechada, acabada; sempre deixo um espaço para novas conclusões, um artigo por terminar ou uma indicação de livro (para ler quando tiver tempo). Assim me forço a retomar, sem chance para a “acomodação”, não me preocupo com “o que ainda não conheço”, o que realmente me assusta é achar que “o que sei” me basta...

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Formas de pensar o ensino de artes visuais

Formas de pensar o ensino de artes visuais na contemporaneidade: proposta triangular, cultura visual e projetos de trabalho. As três propostas e seus autores referenciais são:

1. Proposta Triangular
Ana Mae Barbosa
Esta proposta busca colaborar para uma alfabetização visual.
Tal como na escrita: para compreendermos o significado das palavras é necessário sermos alfabetizados, também para entender as imagens visuais é preciso uma “alfabetização visual”.
“Através da leitura das obras de artes plásticas estaremos preparando a criança para a decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, através da leitura do cinema e da televisão, a prepararemos para entender a gramática da imagem em movimento”.BARBOSA
Tem por base um trabalho pedagógico integrador de três facetas do conhecimento em arte:
* fazer artístico
* análise de obras artísticas
* história da arte

 2. Cultura Visual 
Fernando Hernández
Propõe que as atividades ligadas à Arte passem a ir além de pinturas e esculturas, incorporando publicidade, objetos de uso cotidiano, moda, arquitetura, videoclipes e tantas representações visuais quantas o homem é capaz de produzir.
Trata-se de levar o cotidiano para a sala de aula, explorando a experiência dos estudantes e sua realidade.
Essa "alfabetização visual" dará ao aluno condições de conhecer melhor a sociedade em que vive interpretar a cultura de sua época e tomar contato com a de outros povos.

3. Pedagogia de Projetos em Artes Visuais 
Fernando Hernández e Mirian Celeste Martins
Um projeto de trabalho não é uma fórmula e sim uma concepção de educação.
Projeto é uma proposta em que o aprender ganha um novo significado através das tentativas de se solucionar um problema;
Envolve situações de aprendizagem reais e diversificadas; os alunos constroem sua autonomia e compromisso social.

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