Acho que de todos os trabalhos desenvolvidos até agora o que está me causando mais dificuldade é este. Procurei, desde o inicio do curso, organizar os trabalhos e pesquisas em pastas no PC, desenvolvi em power point algumas disciplinas de forma que tivesse uma visão geral de todos os trabalhos. Outros (ainda sem tempo) continuam apenas separados por disciplinas com textos, rascunhos, artigos (ainda não lidos), pesquisas e trabalhos desenvolvidos.

Claro que em todos, consigo perceber meu crescimento (o que não conhecia, o que não aplicava, o que já sabia e foi reforçado) mas não cheguei a fazer as reflexões que tenho feito nesta disciplina, especificamente neste trabalho, conectando, transformando em atividades ideias e pensamentos que eram apenas exercícios de estudante.


Achava que o termo professor-pesquisador só se aplicava ao profissional que desenvolvia teorias e teses em gabinete, mas agora por mais que eu tenha a programação montada, a aula preparada com um plano de estudo em andamento, não consigo deixar de ler um artigo ou reler um capitulo estudado antes de apresentar aos alunos.

Em cada semestre modifico a maneira de concluir as disciplinas de forma que não fique parecendo fechada, acabada; sempre deixo um espaço para novas conclusões, um artigo por terminar ou uma indicação de livro (para ler quando tiver tempo). Assim me forço a retomar, sem chance para a “acomodação”, não me preocupo com “o que ainda não conheço”, o que realmente me assusta é achar que “o que sei” me basta...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Instrumentalização para EAD

Impossível começar um curso EAD sem esta disciplina em primeiro lugar. Aprender as ferramentas e formas de postagem do ambiente, para alguns até como ligar e desligar o CP. Foi muito importante esse início ter sido bem básico, dando oportunidade para nos ambientarmos e começarmos a aprender de outra forma. Os textos apresentados foram de grande ajuda, começando pelo “Administrar o tempo é planejar a vida” de Eduardo Chaves http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/MISC/timemgt2.htm até as sugestões de leituras como etiqueta on line em http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
ou como apresentar trabalhos dentro das normas da ABNT e as eferências bibliográficas, citações e imagens http://www6.ufrgs.br/cursos_echos/referencias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário